Vilar Formoso Heráldica
Vilar Formoso - Escudo de prata, faixeta ondeada de azul, acompanhada em chefe de uma cruz da Ordem do Templo, à dextra, e um molho de espigas de trigo de verde, atado de ouro, à sinistra; em ponta uma locomotiva de negro, realçada de prata.
Coroa mural de prata de quatro torres.
Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ VILAR FORMOSO “.
Brasão de Armas oficial desde 1996
Paróquia de Vilar Formoso
Paróquia de São João Baptista de Vilar Formoso, concelho de Almeida, Bispado da Guarda.
A antiga paróquia de S. João Baptista de Vilar Formoso, inicialmente pertenceu ao termo da vila de Castelo Bom e bispado de Ciudad Rodrigo passou depois para o bispo de Lamego e a seguir para o Bispado de Pinhel e transitou para a Diocese da Guarda aquando da extinção da Diocese de Pinhel.
Painéis Azulejos Vilar Formoso
A estação do caminho de Ferro de Vilar Formoso foi inaugurada em 3 de Agosto de 1882 pela família Real- o rei D. Luís, a rainha D. Maria Pia e o príncipe D. Carlos
É talvez a mais bela de Portugal.
Os revestimentos a azulejo, pintados e colocados na primeira metade do século XX, são uma das originalidades da arquitectura ferroviária portuguesa.
Nesse pormenor original da arquitectura ferroviária portuguesa dos inícios do século XX, destacamos a Estação ferroviária de Vilar Formoso, de São Bento, Aveiro, Estremos, Pinhão e tantas outras mais e constitui um dos mais belos conjuntos azulejares embutidos em paredes executados na década de 30.
Representam paisagens típicas e alguns dos mais notáveis monumentos portugueses:
Mosteiro da Batalha, Alcobaça, Sé Velha de Coimbra, Universidade de Coimbra, Sé da Guarda, igreja da misericórdia de Mangualde, etc. num conjunto de 50 painéis.
Praia da Figueira da Foz, Torre de Belém, etc. etc. etc painéis executados pela fábrica Viúva de Lamego.
Muitos e variados foram os artistas a contribuírem e destacamos João Alves de Sá, um dos maiores aguarelistas do século XX (1878-1982)
Sem comentários:
Enviar um comentário