Amoreira Heráldica -
Amoreira - Escudo de prata, carro de bois de negro, lavrado de prata, três ramos de amoreira de verde, frutados de vermelho, alinhados dois em chefe e um em campanha.
Coroa mural de prata de quatro torres.
Listel branco, com a legenda a negro: "AMOREIRA - ALMEIDA".
Associação de Freguesias de Parada, Cabreira e Amoreira.
Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Parada e Cabreira, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira da qual é sede.
Brasão de Armas oficial desde 200?
Moreira de Castelo Mendo
Povoação e paróquia de Santa Maria de Amoreira, concelho de Almeida, Diocese da Guarda.
Era abadia da apresentação do pontífice e cabido da Sé de Viseu, no termo da vila de Castelo Mendo. Pela extinção do concelho de Castelo Mendo, pelo decreto de 24 de Outubro de 1855, passando esta paróquia a fazer parte do concelho de Sabugal, sendo anexado ao concelho de Almeida por decreto de 7 de Dezembro de 1870.
Em 1758 pertencia ao bispado de Viseu.
Transitou para a Diocese da Guarda aquando da extinção da Diocese de Pinhel.
A actual freguesia de Amoreira engloba hoje o mesmo território que em tempos se designou Moreira de Castelo Mendo, que fazia parte da vila de Castelo Mendo.
Recebeu Carta de Foro do Bispo da Guarda em 1229 que no mesmo ano também a concedeu a Idanha e Salvaterra do Extremo
O lugar foi concedido ao Mestre Vicente, pessoa rica e de grande influência, que viveu numa das épocas mais conturbadas do reinado de D. Sancho II. Na verdade, a dita concessão não foi mais que uma extorsão ao concelho de Castelo Mendo, encoberta pela aparência de uma cessão amigável pelo concelho, com agrado do soberano ao famoso chanceler, já eleito bispo da Guarda.
No eclesiástico a freguesia foi uma abadia da apresentação alternada do Papa e do cabido da Sé de Viseu.
Administrativamente, pertenceu, como já foi dito, ao concelho de Castelo Mendo até 24 de Outubro de 1855, passando para o de Sabugal onde se manteve até 7 de Dezembro de 1870, data em que foi anexada ao concelho de Almeida.
Foi fundada nesta freguesia a Irmandade do Santíssimo em 7 de Dezembro de 1877, pelo Governador Civil da Guarda; conta hoje com 120 anos de existência.
Amoreira - Almeida - Igreja
Amoreira - Almeida - Igreja da Imaculada Conceição
Sem comentários:
Enviar um comentário