Livro das Fortalezas

Castelo de Almeida - "LIVRO das FORTALEZAS" Duarte de Armas (1509-1510) Reinado de D. Manuel I de Portugal Curiosidade: Almeida, Miranda do Douro e Lapela são as únicas fortificações ilustradas na obra que ostentam o estandarte pessoal de D. Manuel I, com a esfera armilar.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

CONCELHO DE ALMEIDA - DISTRITO DA GUARDA

Brasões do Concelho de Almeida -
Este blog vai servir para expor brasões do mui nobre Concelho de Almeida.
Um pequeno roteiro deste Concelho Raiano.

 Assembleia da República aprovou a Lei n.º 56/2012, de 8 de Novembro e Lei N.º 11-A/2013, de 28 de Janeiro que introduzem uma reorganização administrativa do território das freguesias (RATF).

O  Concelho viu  reduzidas (e bem) as suas 29 Freguesias para 16  

Na vila e sede de concelho de Almeida estava sedeada uma única paróquia com o orago de Nossa Senhora das Candeias. 
Tinha esta vila um mosteiro da ordem terceira de São Francisco, com a invocação de Nossa Senhora do Loreto, fundado em 1555 e depois suprimido. Deu foral a esta vila D. Dinis em 1296 e novo foral D. Manuel no 1º de Junho de 1510. Antes da reforma de 1870 o concelho de Almeida era composto apenas pelas freguesias de Almeida, Castelo Bom, Freineda, Junça, Malpartida, Naves, S. Pedro do Rio Seco, Vale de Coelha, Vale da Mula, Vilar Formoso, e mais as freguesias de Cinco Vilas e Reigada que passaram ambas para o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo por decreto de 12 de Junho de 1895. Pelo decreto de 7 de Dezembro de 1870 foram transferidas para o concelho de Almeida as freguesias de Ade, Aldeia Nova, Amoreira, Azenhal, Cabreira, Castelo Mendo, Freixo, Leomil, Mesquitela, Mido, Monte Perobolso, Peva, Senouras. As freguesias de Malhada Sorda e Nave de Haver foram, por lei de 1 de Março de 1883, também desanexadas do concelho de Sabugal e anexas ao concelho de Almeida. Finalmente as freguesias de Miuzela, Parada, Porto de Ovelha e Vale Verde passaram a fazer parte do concelho de Almeida, pelo decreto de 12 de Julho de 1895, sendo esta última desanexada do concelho de Sabugal. Transitou para a Diocese da Guarda, aquando da extinção da Diocese de Pinhel.





Almeida brasões manuelinos 


Brasão de Almeida 1860






Brasão de Armas oficial  desde 1960



Almeida Heráldica 

Almeida - Escudo de ouro, com um castelo de vermelho, lavrado e iluminado do primeiro, aberto de azul, a porta aldrabada e besantada de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda de negro : " ALMEIDA ".

Almeida é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito da Guarda,
Região Centro e sub-região da Beira Interior Norte,
Beira Raiana com cerca de 1 300 habitantes.


Almeida é um dos 14 concelhos que compõem o distrito da Guarda. 



Aguiar da Beira - Almeida - Celorico da Beira - Figueira de Castelo Rodrigo - Fornos de Algodres - Gouveia - Guarda - Manteigas - Mêda - Pinhel - Sabugal - Seia - Trancoso - Vila Nova de Foz Côa




Situa-se a uns 760 metros de altitude, na região centro do país, mais propriamente a sul de Figueira de Castelo Rodrigo, a Norte do Sabugal, Este da Guarda e a Oeste de Espanha.

O número de freguesias do concelho de Almeida é de 29 e 8 anexas estando distribuídas numa área geográfica de 524Km2. 

As freguesias são: 

Ade, Aldeia Nova, Almeida, Amoreira, Azinhal, Cabreira, Castelo Bom, Castelo Mendo, Freineda, Freixo, Junça, Leomil, Malhada Sorda, Malpartida, Mesquitela, Mido, Miuzela, Monteperobolso, Nave de Haver, Naves, Parada, Peva, Porto de Ovelha, S. Pedro do Rio Seco, Senouras, Vale de Coelha, Vale da Mula, Valverde e Vilar Formoso.

Com a Reforma de Mouzinho da Silveira, de 24 de Outubro de 1855, são extintos os Concelhos de Castelo Mendo e Castelo Bom, fazendo parte integrante do Concelho de Almeida.

Através do Decreto de 7 Dezembro de 1870 recebeu 12 freguesias do concelho do Sabugal e a 1 de Março de 1883 mais duas. A 12 de Julho de 1895 são tiradas mais quatros freguesias ao concelho de Sabugal. Mas o concelho de Almeida também perdeu as localidades de Cinco Vilas e Reigada, pertencendo actualmente ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

 Assembleia da República aprovou a Lei n.º 56/2012, de 8 de Novembro e Lei n.º 11-A/2013, de 28 de Janeiro que introduzem uma reorganização administrativa do território das freguesias (RATF).



É sede de um município com 517,98 km² de área e 7 242 habitantes (2011), subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo, a leste pela Espanha, a sul pelo Sabugal e a oeste pela Guarda e por Pinhel.
O actual município resulta da junção, no século XIX, de três municípios seculares:
Almeida, Castelo Bom e Castelo Mendo, 
cujas antigas sedes são três vilas medievais fortificadas, que  hoje são pólos de interesse turístico.

A vila de Almeida, dominando todo o Planalto das Mesas, é conhecida pela sua fortaleza, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, por isso muitos a dominam como a ESTRELA de PEDRA e constitui um dos mais espectaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII. A Praça-Forte de Almeida é candidata à categoria de Património Mundial da UNESCO.

É portuguesa desde o Tratado de Alcanizes celebrado entre D. Dinis Rei de Portugal e D. Fernando IV soberano de Leão e Castela em 12 de Setembro de 1297

Gentílico - Almeidense
Almeida para uns é um topónimo de origem árabe Al Meda ou Talmeyda  que significa  mesa
Para outros deriva de Almeiden que significaria campo ou lugar de corrida de cavalos
Área 517,99 km2
Altitude 760 m
População 7 242 hab. (2011)
Densidade populacional 13,98 hab./km2
N.º de freguesias 16
Presidente da Câmara Municipal (2016)  António Baptista Ribeiro (PSD/CDS)
Fundação do município (ou foral) 1296
Região (NUTS II) Centro
Sub-região (NUTS III) Beira Interior Norte
Distrito Guarda
Antiga província Beira Alta
Orago Nossa Senhora das Neves
Feriado municipal 2 de Julho (Batalha decisiva da Guerra da Restauração  travada em 1663)
No período das Guerras da  Restauração - 1640 e 1668, Almeida foi uma das mais importantes praças-fortes de Portugal
Código postal 6350 / 6355 Almeida



ALMEIDA - Livro das Fortalezas - Duarte de Armas - 1509 / 1510





Almeida - Praça Forte com 12 portas -  Vista aérea - Séc. XXI
ESTRELA de PEDRA 


Almeida - Paços do Concelho 

Construção dos finais do século XVIII de estilo joanino em transição para o neoclássico de um único piso, dominado pelo equilíbrio e simetria. Uma escadaria simples e elegante dá acesso ao átrio que apresenta três arcadas que sustentam um frontão triangular  com um brasão real, trabalhado em granito, ao centro.
No século XVIII foi Quartel de Artilharia e no século XX serviu de cadeia e actualmente (séc. XX)  foi adaptado a Paços do Concelho.


Almeida - Porta de Santo António - a Norte

Almeida - Porta Muralhas - Santo António 


Almeida - Porta de São Francisco - Entrada Muralhas a Poente 

pelas Portas de São Francisco entramos numa das mais belas povoações abaluartadas da Europa - cenário de lutas, batalhas, cercos que ao longo dos séculos caracterizaram as disputas do território nacional entre portugueses e castelhanos e franceses.

Almeida - Praça Forte - Porta de São Francisco a Poente

Esta entrada é das mais bonitas e importantes das nossas praças-fortaleza. É uma entrada dupla e aberta em túnel  de abóbada à prova de bomba e ostenta as armas reais


Almeida - Revelins

Porta Nova da Rua das Muralhas - saída para Figueira de Castelo e Vermiosa
Esta porta estava projectada desde 1736 mas só foi aberta em 1968



Almeida - Planta da Praça Forte da Beira Raiana (Autor - Dennisblule)





Almeida - Igreja Matriz

Almeida - Igreja Matriz


Almeida - Porta de Muralhas


Almeida  Brasão em pedra


Almeida - Ponte medieval sobre o Rio Coa.
Aqui  se deu a Batalha do Coa contra as tropas francesas em 1810


Almeida - Igreja da Misericórdia  - Séc XVII 
A Misericórdia de Almeida foi criada em 1520 . D. Manuel I


Almeida 
Destaca-se a 760 m de altitude numa zona planáltica sobranceira ao vale do rio Côa envolvendo a Vila de Almeida, Aldeia Histórica, e deve a sua actual construção a Pedro Gilles de São Paulo no séc. XVII, e a Miguel Luís Jacob no séc. XVIII. Depois de um primitivo castelo muçulmano, a história desta Vila remonta ao início da nacionalidade portuguesa, tendo, entre 1156 e 1190 alternado entre a posse leonesa e portuguesa. Em 1296, D. Dinis reconquista-a, concede-lhe foral e reedifica a castelo. A posse portuguesa é legitimada pelo Tratado de Alcañices. D. Manuel renova esse foral em 1510. Em 1641 D. Álvaro de Abranches manda construir a fortaleza. Em 1810, o general francês Massena cercou a Vila e numa madrugada de Agosto abriu fogo. O paiol explodiu matando mais de 500 soldados e levando a fortaleza a render-se. A tipologia da fortaleza é de arquitectura militar. A planta é hexagonal constituída por seis baluartes e respectivos revelins e cortinas. Está cercada por fosso e possui um perímetro de 2500m. Constitui uma das melhores fortalezas, estilo Vauban, do mundo. Comunica com o exterior através das Portas de S. Francisco (ou da Cruz), a Sul e de Santo Castelo. Do castelo ainda subsistem as fundações de planta quadrada irregular.



FREGUESIAS



Ade - Escudo de azul, campanário de prata lavrado de negro, com dois sinos de ouro, badalados de vermelho, entre dois cachos de uvas de ouro, folhados de prata; movente da ponta, um monte de prata. 
Coroa mural de prata de três torres. 
Listel branco, com a legenda a negro: «ADE».
Freguesia do Concelho de Almeida, distrito da Guarda. Beira Raiana.
Brasão de Armas oficial desde  2004.

Povoação e freguesia de São João Evangelista de Ade, concelho de Almeida, Diocese da Guarda. Também teve a designação de "Adem". 
Foi abadia da apresentação do bispo, no termo da vila de Castelo Mendo e era seu donatário o Duque de Lafões. 
Em 1840 pertencia esta paróquia ao concelho de Castelo Mendo, extinto pelo decreto de 24 de Outubro de 1855, pelo qual passou ao de Sabugal. 
Pelo decreto de 7 de Dezembro de 1870, passou por sua vez para o concelho de Almeida onde permanece. 
Transitou para a Diocese da Guarda, aquando da extinção da Diocese de Pinhel.



Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Castelo Mendo, Monteperobolso e Mesquitela, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela com sede em Monteperobolso.






Igreja Matriz  do Sé. XIX (1895)  


Orago - São João Evangelista 

Jardim


Ade no Inverno -  caminho com neve 










Almeida , antiga e nobre Vila....  tão antiga ....  anterior à nacionalidade. 
Princesa do Rio Côa

Por estas bandas  D. Dinis e o  rei  Fernando VII de Leão a disputaram e pelo Tratado de Alcanizes - 1279 -  ficou a pertencer a Portugal
Vila  altaneira e valentemente estendida ao sol por Terras de Riba Côa.
Mais abaixo, no profundo vale do Côa,  uma ponte de granito. 
Um pouco mais acima umas águas santas que desde os mais remotos tempos tudo curam 

Já em pleno séc, XX até uma Central Eléctrica...

... as muralhas....bom as muralhas em estrela de 12 pontas impugnáveis e preciosamente conservadas...
... nem o rebentamento do paiol em 1810 com os franceses de Massena,  os almeidenses tremeram. Com as poucas munições que sobraram esperaram por eles, mais cá abaixo, junto à ponte do Côa. e aí retardaram a marcha de mais de 100 mil militares napoleónicos, que tudo roubavam.
Por isso aquelas bravas milícias, à medida que retiravam, incendiavam terras, mato, celeiros, adegas, animais   para dificultar a progressão  do exército invasor. 

Mais tarde pagaram a intrusão  na Batalha do Rio Côa, na Batalha do Buçaco e na Batalha das Linhas de Torres. 
Depois de vencidos e já na  debandada   voltaram a  sofrer  novos e pesadas baixas  nas Batalhas do Sabugal - Batalha do Gravato  (Abril de 1811  e em Novembro de 1811  em Aldeia da Ponte - Alfaiates.




Almeida freguesia - Escudo de ouro, pano de muralha de negro, lavrado de prata e aberto do campo, movente dos flancos; em chefe, duas bilhetas de azul, deitadas, fretadas de prata; em campanha, um minguante de vermelho. 

Coroa mural de prata de três torres. 

Listel branco, com a legenda a negro: «FREGUESIA de ALMEIDA».


Brasão de Armas oficial desde  2005




Resumo Histórico do Concelho de Almeida

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

O território do Concelho de Almeida apresenta vestígios de presença humana desde o paleolítico, estando detectados alguns núcleos castrejos da Idade do Bronze e do Ferro, bem como informação clara sobre a presença romana. 

Mas é no período medieval, com especial destaque para a época da formação da nacionalidade, que se estrutura a linha evolutiva caracterizadora do território em causa. Devendo-se esta evolução a dois factores fundamentais: a sua localização no limite fronteiriço do território português e a criação dos concelhos, como forma de garantir o povoamento da fronteira. 

O Rio Côa constituiu durante um largo período temporal o limite dessa mesma fronteira entre o Reino de Leão e o território português, até que em 1297, com a assinatura do tratado de Alcanices durante o reinado de D. Dinis, se integram definitivamente os territórios a Este do Rio Côa em Portugal. Este avanço da linha de fronteira, vai condicionar o desenvolvimento futuro do território em causa, ganhando Almeida e castelo Bom, uma importância estratégica predominante em detrimento de Castelo Mendo situado na margem esquerda do rio Côa. 



Aldeia Nova  Heráldica

Aldeia Nova - Escudo prata, duas espigas de trigo de verde passadas em aspa, entre vaso de perfume de púrpura, guarnecido de ouro, em chefe e relha de arado de negro perfilado de ouro, em campanha.
Coroa mural de prata de três torres. 
Listei branco, com a legenda a negro: «Aldeia Nova».
União das Freguesias de Leomil, Mido, Senouras e Aldeia Nova (Reforma Administrativa de 2013)



Brasão de Armas oficial desde 200?


Património
  • Edificado:
    • Casa tradicional de arquitectura popular do Largo da Amoreira - século XIX
  • Religioso:
    • Igreja Matriz - século XVIII/XIX;
    • Capela de Santa Bárbara - século XIX/XX;
    • Nicho de Santo António situado na Rua Direita - século XVIII/XIX;
  • Arqueológico e Etnográfico:
    • Povoado Romano das Trigueiras - Rural;
    • Tronco de Ferragem no Largo da Amoreira - século XIX;
  • Natural e Lazer:
    • Amoreira centenária no Largo Principal

Povoação e freguesia de Santa Maria Madalena, concelho de Almeida, Diocese da Guarda. 
A antiga freguesia era abadia da apresentação do bispo de Pinhel, no termo da vila de Castelo Mendo. Pertenceu ao antigo concelho de Castelo Mendo extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, passando a fazer parte desde essa data do concelho de Sabugal, sendo anexado ao concelho de Almeida por decreto de 7 de Dezembro de 1870. 
Transitou para a Diocese da Guarda aquando da extinção da Diocese de Pinhel.


Igreja de Santa Maria Madalena